quinta-feira, 2 de julho de 2009

Boas e nem tão boas novidades.

Venho aqui descrever mais um capítulo dessa novela mexicana chamada linfoma.

Hoje tive consulta com a hematologia no Clínicas e nesta consulta fui informado que:

Boa noticia: Não farei uma nova biopsia (mediastinoscopia), pelo risco que está representa, já que para conseguirmos comprovar que o linfoma está ou não “morto” seria necessário um fragmento bastante considerável do mesmo, o que seria muito complexo já que estamos falando de algo alojado entre meus dois pulmões de coração.

Não tão boa noticia: Já que possuo um tipo relativamente raro de linfoma, existem ainda poucos estudos sobre ele, e os poucos disponíveis indicam que pacientes submetidos a transplante de medula óssea autólogo, correm menor risco de desenvolverem novamente o linfoma, portanto é uma hipótese bastante relevante eu ter que fazer esse transplante. Isso entre outras coisas implicaria mais de 30 dias direto no isolamento total na bolha e representa um risco considerável no procedimento.

Independente de fazer ou não o transplante (já que ainda não existe um consenso pleno na equipe) fui encaminhado para as sessões de radio que devem começar ainda na próxima semana e tudo indica que serão pelo menos 20 aplicações.

Nesse momento já que meu tumor reduziu mais de 50% eu entro em remissão, ou seja, faço uma manutenção que dura entre 1 e 2 anos, com medicamentos contínuos e não e depois disso desaparecendo todo o tumor é decretada a cura.

Por questão de tranqüilidade também para descartar mesmo que momentaneamente o transplante de medula óssea, seria fundamental se utilizar de um exame chamado Pet CT que a poucas semanas já se encontra disponível em porto alegre. O ponto complicado é que o mesmo não é feito através do SUS e custa R$ 3.000,00 reais, quantia que infelizmente não posso dispor para o procedimento.

Mais um fato interessante nesta minha consulta de hoje foi escutar para que eu comece a retomar minha vida normal ao poucos, mas que questão de segurança ainda mantenha a mascara já que estamos no inverno do sul do Brasil e a gripe nos atinge com bastante veemência nesta época.

Abraço a todos.

4 comentários:

  1. Nelson,

    Fiz o pet can, mas, antes mesmo de fazer , atraves das tomos a dotora ja tinha a certeza que estava em remissão.
    Na verdade, os exames ajudam muito... as a experiencia de anos de um médico competente vai de encontro a isto!

    Vou fazer meus exames de controle ja na proxima semana.... puxa... ja se passaram 3 meses!!!! A chances de voltar tudo é 40% no meu caso e caso isto acontece tambem vou direto ao transplante de medula...

    no meu blog, escrevi sobre voltar a vida....

    a sensaçao é maravilhosa...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nelson!!

    O pet-ct é realmente o exame mais preciso e confiável para saber se estamos em remissão, mas infelizmente ainda não há códico npara ele na ANS. Porém, já há muitos casos em que os pacientes entraram na justiça e conseguiram que o SUS ou os convênios arcassem com seus custos. Na ABRALE eles poderão te orientar quanto à documentação necessária para entrar com esse tipo de ação.

    Escrevi no meu blog sobre uma campanha de apoio ao pet-ct organizada pela Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular - SBBMN.

    Logo isso tudo ficará apenas na história de sua vida, e você poderá desfrutar de sua liberdade novamente.

    Abraço http://encontrandodrhodgkin.blogspot.com/2009/06/campanha-de-apoio-ao-pet-ct.html

    ResponderExcluir
  3. Tenha fé, está no tratamento certo, a cura é mais certa ainda.

    E já se sinta curado com muita vida pela frente.

    E tudo vai ser novo de novo. Renove tudoooo.
    Um beijãoo.

    ResponderExcluir
  4. Que bo que não vai ter que fazr biópsia, fico muito feliz!

    Precisamos começar uma campanha para que esse tipo de exame tbm seja feito pelo SUS.Poxa vida, quanta gente precisa dele pra ter um diagnóstico mais preciso!

    Mas vejo que a cura já é algo certo pra vc!É em passos de tartaruga, mas vencer é impressindível!Oro por você sempre,e tento mandar muitas energias boas para que vc derrote de uma vez esse linfoma.

    um beijo na careca! (:

    ResponderExcluir