segunda-feira, 29 de junho de 2009

Inca prevê nove mil novos casos de linfoma

29/6/2009
por Cláudio Isaías

Os problemas de saúde da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e da novelista Glória Perez, chamam a atenção para uma doença que afeta muitas pessoas: o linfoma. Ainda bastante desconhecido entre os brasileiros, este tipo de câncer tem origem na célula de defesa do sangue, chamada linfócito. Além destes dois casos com repercussão pública, o Instituto Nacional do câncer (Inca) aponta que neste ano cerca de mais 9,1 mil pessoas no País também serão atingidas pela doença.

O hematologista do hospital São Lucas da Pucrs, Dani Laks, explica que alterações genéticas podem provocar o tumor em determinadas regiões do corpo. A doença se manifesta no pescoço, na área interna do tórax e próxima ao pulmão e ao coração. O oncologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) Rui Fernando Weschenfelder afirma que existem mais de 40 tipos de linfomas e eles podem atingir qualquer parte do corpo.

Segundo Weschenfelder, a doença possui duas classificações, os linfomas de Hodgkin, mais comuns nos jovens, e os linfomas Não Hodgkin, mais presente nos adultos. De acordo com Laks, os sintomas que fazem a pessoa desconfiar da doença são emagrecimento inexplicável, sem a realização de dieta, suor noturno e febre.

O oncologista do Clínicas destaca ainda que estes sintomas são associados ao crescimento de uma íngua na axila, no pescoço ou na região da virilha. "Uma das características do linfoma é a inexistência da dor", comenta Weschenfelder. Laks destaca que na maioria das vezes o paciente apresenta todos os sintomas da doença, mas o tumor não é percebido quando ocorre a apalpação. "Neste caso, muitas pessoas descobrem a doença quando realizam um exame mais sofisticado, como por exemplo, uma ecografia ou uma tomografia", destaca o especialista do hospital São Lucas.

Fonte: www.jornaldocomercio.com Porto Alegre, Segunda-Feira, 29/6/2009
Valeu pessoal.

Um comentário:

  1. Grande parte da população realmente desconhece essa doença.
    Tbém divulguei a reportagem abaixo no meu blog.
    Saúde a Vc.
    bjo

    ResponderExcluir