quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Primeira Sessão de Quimioterapia

Com a definição da doença o dia 19/12/2008 foi marcado pela minha primeira dose de quimioterapia.

O nome do protocolo adotado é CHOP, isso dá margem para algumas brincadeiras com os amigos, “o SUS ta pagando para você receber CHOP na veia”, hehehehehe, pois é bom humor nesses casos é fundamental.

Esse protocolo irá funcionar da seguinte maneira:

Cada ciclo de quimioterapia dura 5 dias, sendo o primeiro dia a dose da vermelhinha que não sei o nome e no restante dos dias outros medicamentos.
Cada ciclo irá se repetir a cada 21 dias. Ao todo serão 5 ciclos.

Efeitos colaterais da primeira quimioterapia:

Por incrível que pareça não senti nenhuma grande alteração em mim. Tive uma pequena perda de apetite no terceiro dia após tomar a vermelhinha e algumas aftas na boca na ultima semana, ou seja, ontem.

2 comentários:

  1. Olá Nelson,
    Cheguei aqui por acaso. Sou portuguesa,chamo-me Luisa, tenho 52 anos, moro perto de Lisboa. Também eu passei por um linfoma não Hodgkin, que me "roeu" 1/3 da omoplata esquerda (parece que não é muito comum afectar os ossos, mas foi esse o meu caso). Quero que saiba que já vai fazer 2 anos em Abril que acabei os tratamentos todos, radioterapia incluida. E hoje sinto-me bem, afortunada mesmo, sempre soube que iria conseguir ultrapassar este obstáculo. Eu fiz 8 sessões de R-CHOP, não sei explicar muito bem a diferença para o seu tratamento (apenas CHOP), mas tem a ver com células clonadas (parte humanas, parte de ratinhos), imunoterapia, etc.., também 1 sessão cada 21 dias - para a veia no 1º dia (4 horas!) e depois 5 dias com cortisona, suponho que é o mesmo que v. está tomando. Só no final da semana de tratamento eu me sentia um pouco abatida, como se tivesse gripe, me doía tudo sem saber dizer onde, só me apetecia enroscar na cama... Claro que perdi o paladar, mas nunca tive aftas felizmente. E passei a comer pratos mais "puxadinhos" para sentir um pouco de sabor...Para evitar as aftas, me mandavam lavar sempre a boca com um medicamento chamado Mycostatin, não sei se aí no Brasil tem o mesmo nome. Outra coisa que me aconteceu, foi ter dores fortes no estômago, e me deram um protector gástrico milagroso, Omeprazol,e as dores passaram.
    Moro a cerca de 40 kms do hospital onde fui tratada e continuo a ser seguida, e sempre fiz as viagens sozinha, a conduzir, para os tratamentos. Portei-me muito bem, estou muito orgulhosa de mim.
    Tenha confiança, seja optimista, v. sabe que felizmente o LNH é dos cancros com maior percentagem de cura, que melhor reaje aos tratamentos de quimioterapia. Prometo que virei visitar o seu blog mais vezes!Pense sempre positivo, é meia cura, acredite!

    ResponderExcluir
  2. me chamou atencão seu nome e sua doença, pois também me chamo Nelson e tive LNH, mas como lhe disse tive pois estou curado, fazem 1 ano e tres meses que terminei o tratamento e graças a Deus tudo está sob controle. fiz RChop e ñão tive muita reações aos medicamentos durante as sessões, mas como te disse estou curado e só fazendo exames de controle e a cada um deles sempre vem uma boa noticia, e te garanto que quando voltar a vizitar seu blog vc também estara curado, nunca desista e pense sempre positivamente. um abraço Nelson SP/SP , se quizer contato meu email e nelgon.g@itelefonica.com.br

    ResponderExcluir