segunda-feira, 29 de junho de 2009

Inca prevê nove mil novos casos de linfoma

29/6/2009
por Cláudio Isaías

Os problemas de saúde da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e da novelista Glória Perez, chamam a atenção para uma doença que afeta muitas pessoas: o linfoma. Ainda bastante desconhecido entre os brasileiros, este tipo de câncer tem origem na célula de defesa do sangue, chamada linfócito. Além destes dois casos com repercussão pública, o Instituto Nacional do câncer (Inca) aponta que neste ano cerca de mais 9,1 mil pessoas no País também serão atingidas pela doença.

O hematologista do hospital São Lucas da Pucrs, Dani Laks, explica que alterações genéticas podem provocar o tumor em determinadas regiões do corpo. A doença se manifesta no pescoço, na área interna do tórax e próxima ao pulmão e ao coração. O oncologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) Rui Fernando Weschenfelder afirma que existem mais de 40 tipos de linfomas e eles podem atingir qualquer parte do corpo.

Segundo Weschenfelder, a doença possui duas classificações, os linfomas de Hodgkin, mais comuns nos jovens, e os linfomas Não Hodgkin, mais presente nos adultos. De acordo com Laks, os sintomas que fazem a pessoa desconfiar da doença são emagrecimento inexplicável, sem a realização de dieta, suor noturno e febre.

O oncologista do Clínicas destaca ainda que estes sintomas são associados ao crescimento de uma íngua na axila, no pescoço ou na região da virilha. "Uma das características do linfoma é a inexistência da dor", comenta Weschenfelder. Laks destaca que na maioria das vezes o paciente apresenta todos os sintomas da doença, mas o tumor não é percebido quando ocorre a apalpação. "Neste caso, muitas pessoas descobrem a doença quando realizam um exame mais sofisticado, como por exemplo, uma ecografia ou uma tomografia", destaca o especialista do hospital São Lucas.

Fonte: www.jornaldocomercio.com Porto Alegre, Segunda-Feira, 29/6/2009
Valeu pessoal.

Tratamento do Linfoma no SUS: não podemos deixar esse assunto morrer

Até abril desse ano, quando a Ministra Dilma Rouseff foi diagnosticada portadora de Linfoma, um tipo de câncer muito mais comum do que se imagina, as pessoas sabiam pouco ou quase nada sobre o assunto.

Uma pesquisa do DataFolha, realizada em 2008, revela que 66% dos brasileiros nunca sequer ouviu falar nisso, e dados obtidos pela Abrale só confirmam as estatísticas: de 895 pacientes em tratamento, 87% não faziam a menor idéia do que era o Linfoma antes de contrairem a doença.

Apesar do burburinho que se formou em volta do assunto, provocado pelo diagnóstico da Ministra (e, atualmente, da autora da TV Globo, Glória Perez), pouca gente faz idéia, por exemplo, que o Linfoma mata mais que 3 mil pessoas por ano, o que corresponde a uma média de 8 pessoas por dia.

Outra informação curiosa, que só quem sofre com a doença sabe, é que o SUS não possui tratamento adequado para o Linfoma e que a lista de medicamentos para esse tipo de câncer não é atualizada há mais de 10 anos pelo gorverno. Além disso, muitos médicos da rede pública desconhecem como diagnosticar e tratar os pacientes, o que diminui substancialmente as chances de descobrir a doença a tempo de curá-la.

Em poucas palavras, quem não tem dinheiro para arcar com um tratamento em hospital particular como, felizmente, está fazendo a Ministra Dilma, acaba por não ter acesso aos medicamentos mais modernos - como o MabThera - que, combinados com a quimioterapia, garantem índices muito maiores de recuperação.

Quando diagnosticado a tempo e tratado com os medicamentos certos, os pacientes com Linfoma tem 95% de chance de cura.

A esperança é que, quem sabe agora, o governo comece a olhar para esse assunto com outros olhos e recupere os 10 anos de atraso no tratamento da doença.

Resumindo, o que é o Linfoma:

O Linfoma é um tipo de câncer que se desenvolve principalmente nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático, um dos responsáveis pela defesa natural do organismo contra infecções. Existem dois tipos: o de Hodgkin e o não-Hodgkin, que correspondem respectivamente a 20% e 80% dos casos no Brasil e no mundo.

Como é feito o diagnóstico?

O sintoma mais comum é o aumento indolor dos linfonodos, principalmente no pescoço, mediastino (região entre os pulmões e o coração), axilas, abdômem ou virilha. A pessoa pode também ter febre, suor noturno, perda de peso e coceiras.

E afinal, qual o jeito certo de tratar a doença?

Hoje em dia, o tratamento que oferece a maior chance de cura para os pacientes de Linfoma não-Hodgkin é uma combinação da quimioterapia associada a anticorpos monoclonais, os chamados medicamentos inteligentes. Isso porque eles combatem as células doentes, preservando as sadias.

COMO CADA UM DE NÓS PODE AJUDAR

A única forma de ajudar quem não tem como bancar um tratamento particular a se curar do Linfoma, é divulgando o assunto e ajudando a mobilizar a população para que ela exija que o tratamento adequado esteja disponível para toda a população.

A problema é que o assunto, de um mês para cá, começou a cair no esquecimento. E para que haja uma resposta do governo, precisamos mobilizar a opinião pública.

Reportagem da Abrale. Valeu pessoal.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

E a vida segue seu rumo!!!

Passada quase uma semana do alvará de soltura, estou aos poucos me ressocializando ao cotidiano. Tenho saído bastante, feito coisas simples, mas que trazem uma felicidade quase infantil de perceber o novo.

No dia de hoje já não me sinto tão estranho em minha própria casa, começo novamente a fazer parte desse contexto e interagir com ele.

No dia 02 de julho tenho uma consulta, onde será enfim marcada a data da biopsia, confesso que estou bastante ansioso para dar continuidade ao tratamento, a fim de poder dormir mais tranqüilo sem pensar que ainda possuo alguma anormalidade dentro do meu corpo.

Abraço galera.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Trago boas novas!!!


Assim como já dizia o poeta “Senhoras e senhores Trago boas novas”

Amanha recebo alta (16/06/2009) e saiu feliz e agradecido por tudo e todos que me ajudaram a segurar essa barra.

Depois de algumas conversar entre a equipe medica ficou definido que farei uma nova biopsia entre duas e três semanas e isso irá representar não uma internação e sim uma visita um pouco mais longa, hehehehehehehe, já que se trata de alguns dias apenas.

Após o resultado dessa biopsia daremos continuidade a batalha que tem no seu novo capitulo a radioterapia.

Hoje olho para trás e mal consigo acreditar sobre tudo que aconteceu nesses nove meses, enfim, viramos mais uma pagina e em breve acredito que esta obra estará completa com o abraço carinhoso de todos personagens responsáveis.

Vi alguns comentários sobre pessoas que leram alguns posts e se emocionaram, agradeço pela comoção e lhes asseguro que quando entramos em um luta para vencer, é apenas uma questão de tempo a comemoração da vitoria.

Bom depois de mais de 21 dias comendo no hospital acredito que os próximos posts serão sobre o pecado da gula que eu vou fazer questão de praticar hehehehehehehe.

Até + pessoal.

domingo, 14 de junho de 2009

Depois de quase... !!!

O título do post é bastante abrangente, mas o que venho aqui expor é o fato de finalmente minhas plaquetas estarem subindo. Se estabilizarem nos próximos dias a tendência natural é que eu deixe o Hospital das Clinicas.

É incrível pensar que já se passaram nove meses desde que descobri que tinha linfoma e que minha vida teve uma guinada de 180 graus.

Confesso que cada dia aqui me ensinou uma lição que quero ter a oportunidade de passar adiante. Acredito que quando sair daqui serei uma pessoa melhor e que sabe valorizar as pequenas e realmente importantes coisas da vida.

Depois da semana que passou vou precisar organizar um mutirão para repor o estoque de sangue do Clinicas, pois dessa vez a coisa foi feia, hehehehehehehe.

Valeu pessoal.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Canta para subir !!!

Mediante a dificuldade de conseguir fazer o numero de plaquetas alcançarem a normalidade, estou utilizando o famoso “canta para subir” hehehehehehehe.

Já recebi três pacotes de plaquetas e pelo tempo que terminou o ultimo medicamento quimioterápico, nos próximos dias o numero de plaquetas deve se elevar.

A espera continua, pois dependo desse numero x de plaquetas para realizar a biopsia que sequer ainda foi marcada, contudo a noticia boa é que não tenho tido febre a mais de 48 horas.

Abraço a todos.

domingo, 7 de junho de 2009

Conde Kinder Nelson

Pois é não é de hoje que convivemos com alimentos que para alguns personagens significam força.

Espinafre = Popeye

Sangue = Conde Drácula

Diante destas constatações entrei pela primeira vez, desde minhas primeiras internações para o time dos (Tchupa Tchupa ehehehehehehe), mas como não tenho muita pratica com jugulares decidimos que eu receberia esse vital alimento (sangue) pela veia mesmo, hehehehehehe.

O fato de ter que ser transfundido se deu pela minha acentuada neutropenia e baixa considerável de plaquetas. Mas sabe que esse negócio funciona mesmo, depois de ter ficado ontem muito fraco e de cama o dia todo, hoje estou bem melhor e pude até cumprir parte dos meus exercícios diários (caminhada no longo corredor de 20 metros).

Olha, eu já me considero um morcego por trocar constantemente o dia pela noite, e ainda tomando sangue ta feito o carreto, vou sair procurando jugulares hehehehehehehe, e o nome já foi escolhido “Conde kinder Nelson” hehehehehehehe.

Brincadeiras a parte, o tratamento vai indo muito bem e mesmo com essas intercorrências devo sair daqui alguns dias.

Agradeço de coração a todos que vem ao longo de todo esse tempo me acompanhando, seja através do blog ou pessoalmente. Saibam que a vitória que se aproxima não seria possível sem a contribuição de cada um de vocês.

Um grande abraço.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

A espera

Passados 10 dias de internação e 5 do termino das quimio na veia, entro em uma fase onde minhas defesas estão mais devastadas que a floresta amazônica hehehehehehehehe, essa neutropenia faz parte do processo após as quimioterapias.

Nos próximos dias com o aumento dos neutrófilos e plaquetas, deve ser marcada a biopsia. Tava pensando já vai ser a terceira incisão no mesmo local, acho que seria mais pratico colocar um zíper hehehehehehee, se lá acho que facilitaria para tirar uns bifinhos de mim, hehehehehehehee.

A contagem regressiva para a alta definitiva se aproxima e com ela a vontade de retomar o ritmo normal de vida.

Abraço a todos.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Domando os efeitos da quimio.

Depois dos previsíveis três dias de cama, com muita febre, nenhum apetite, e uma reação alérgica que me transformou no menino choquito, começam a desaparecer os efeitos colaterais do ciclo mais forte de HyperCVAD.

Conforme mencionei em outro post, após o termino desse ciclo (espera das defesas caírem, e subirem novamente), iremos realizar uma nova biopsia e depois dela definir o numero de sessões de radioterapia.

Já estou me programando para poder agregar mais alguma atividade para os dias em que farei as sessões de radioterapia, pois assim terei um casamento perfeito entre o útil e o agradável.

Aos pouco as coisas vão tomando o contexto de despedida, a ultima gota de quimio, o ultimo 1 litro de soro, as ultimas verificações de sinais.

É incrível os laços de amizade que se constroem dentro deste ambiente, quem iria imaginar que em dias de jogos de futebol na TV eu teria pipoca quentinha vinda diretamente da cozinha.

Aqui bem mais que a cura se busca a esperança para continuar lutando pela vida, todos envolvidos vem de lugares diferentes, realidades muitas vezes diferentes, mas que se unem para proporcionar momentos de conforto para internos como eu.

Valeu pessoal.