terça-feira, 26 de maio de 2009

A volta da quimio Jack Bauer

O quarto e ultimo ciclo de HyperCVAD iniciou-se hoje, com a único dos medicamentos que até agora me deixaram realmente um pouco debilitado, o Metotrexato. É perfeitamente comum, ter alguns efeitos colaterais que podem me afastar, por alguns dias de minhas atividades normais dentro da bolha.

Dia tranqüilo, mas com algumas constatações importantes.

1–Minha massa mediastinal que media 14,1 cm foi reduzida a 6 cm;

2–Necessidade de uma nova mediastinoscopia para constatar a situação tumoral (vivo ou somente necrose);

3–Complementação do tratamento com sessões de radioterapia.

Enquanto os efeitos não chegam, eu sigo com meus 30 minutos de bicicleta ergométrica e caminhadas pelo longo corredor de 20 metros heheheheheehhe, afinal alem de sair curado também quero aproveitar e sair sarado, hehehehehehehe.

Abraços.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

The weekend perfect ...

Conforme minhas expectativas, o final de semana embora curto, foi muito produtivo e divertido. Consegui recarregar minhas pilhas para que tudo indica ser o ultimo ciclo de quimioterapia.

Depois desse pequeno alvará que tive no final de semana, a rotina na bolha continua, mas com uma diferença, enfim consigo perceber que meus dias no cárcere estão se acabando e com isso uma pagina na minha vida sendo virada.

É confuso e estranho pensar no tempo que já venho combatendo esse problema, mas ao mesmo tempo fascinante.

Hoje fiz uma quimio intra-tecal, que mesmo sempre um procedimento simples é um pouco dolorido, pois é preciso ficar em repouso completo por 4 horas após sua aplicação.

Pois bem pessoal, terei pela frente ainda em média 20 dias de internação, mas sei que tudo sairá conforme o planejado e tão logo tudo o que terei serão lembranças de um momento impar que vivi dentro deste mundo tão próximo e tão distante de tudo e de todos.

Tomografias:
Realizadas as tomografias, a equipe médica me relatou que meu linfoma teve uma redução muito significativa, e agora para complementar o tratamento, vamos iniciar a radioterapia que é bem mais tranqüila e sem muitos efeitos colaterais.

Abraços.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Eu e o espelho ...

Enfim depois de muitos meses de uso de grande quantidade de corticóides e varias quimioterapias começo novamente a me reconhecer a frente do espelho, é uma sensação sem explicação, pois me adaptei a um novo rosto assim como também a uma nova modalidade de vida a qual acredito que contribuiu e muito no meu processo de humanização e aprendizagem sobre a vida.

Acredito que um dos obstáculos mais complicados em uma metamorfose corporal seja a aceitação de um novo perfil, que será aceito por poucos, motivo de piada para alguns e uma grande anormalidade perante a sociedade para quase todos.

Confesso que esse fator puramente estético e a meu ver patético, nunca me influenciou, sempre utilizei do bom humor para lidar com as mais diversas situações, que só reforçam a minha vontade de superação.

É muito bom poder, retornar ao rosto que tínhamos, mas isso deve ser parte de um processo, algo como ator coadjuvante em um filme que foca como seu principal objetivo a cura de uma doença implacável e ao mesmo tempo perfeitamente combatível.

Estou em liberdade condicional para essa sexta e retorno ao clinicas na segunda pela manha, onde realizo uma quimio intra-tecal e o inicio oficial do ultimo ciclo de HyperCVAD antes de entrar no período de remissão.

Abraços e saudações coloradas.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Novidades.

Bem amigos do Blog do Nelson, como o período está sendo marcado por algumas decisões futebolística, nada mais justo que utilizar esse eterno bordão.

Venho aqui para deflagrar algumas decisões tomadas entre minha equipe médica e eu.

Entendemos que dessa vez é mais indicado tocar um ciclo, logo após o outro, ou seja, sem intervalo em casa, já que, como relatei da vez passada o problema de falta de leitos é uma realidade e o tratamento não deve ser atrasado por conta disso.

Então como um preso, recebendo um induto de natal, por bom comportamento, me foi concedida a possibilidade de sair nessa próxima sexta feira e retornar na segunda, mas isso acontece sem uma alta, ou seja, para todos os efeitos estarei ainda internado, mas com uma autorização de saída. Dessa maneira conseguimos assegurar o leito e eu posso respirar o ar da rua no final de semana. Isso se dará pelo fato deu estar sem qualquer medicamento nesse pequeno período, pois, meu organismo ainda não se recuperou do ciclo atual, e tem um determinado prazo mínimo para iniciar o novo ciclo.

Na semana passada relatei que faria algumas tomografias (Tórax, Abdômen e Cervical), estas demoram um pouco para gerar resultado, pois depende de um comparativo com os exames anteriores realizados. Acredito que ao longo da semana saberei enfim, se será necessário o prolongamento do protocolo ou se entro em remissão.

Mesmo antes dos resultados já fui informado que passarei por algumas sessões de radioterapia, pois, como me foi dito é procedimento comum em caso me massa mediastinal.

Agradeço pelo apoio de todos, abraços.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Algumas definições.

Amanha terei um dia D, pois farei três tomografias para avaliar o estágio do linfoma e o quanto eficaz o tratamento vem se mostrando, estou ansioso, pois isso pode selar um breve retorno a vida normal, ou uma nova inspiração para continuar buscando a cura.

Esse ciclo de quimio que estou fazendo agora está sendo tranqüilo, sem nenhum efeito colateral.

Hoje recebi um presentinho no meu quarto, uma bicicleta ergométrica, afinal sempre adorei exercícios físicos e essa é uma ótima maneira de me readaptar a eles de maneira leve, porem gradual.

Abraço pessoal.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

At HCPA!!!

Nossa agora que me dei conta, está é a sétima internação, hummmm opa, sétima?, bah nem sei mais, to perdendo as contas, e o pior que dessa forma vou precisar de mais dedos para contar isso, hehehehehehe.

Depois da espera por leito, estou feliz, por ter retornado para continuar o tratamento.

Hoje me foi apresentado o PICC e essa sigla não significa (Projeto para indivíduos de cérebros conturbados) hehehehehehe, credo de onde eu tirei isso, hehehehehe.

Bom falando sério o tal PICC que significa (cateter venoso central de inserção periférica) é um procedimento mais simples e menos doloroso que os outros cateteres, pois é feito como uma pulsão normal. Apresentaram-me o tal bicho, pois, tenho bons acessos (veias) que facilita para seu uso. Achei bem interessante já que ele pode durar vários ciclos de quimio, o que ajuda muito.

A partir de amanha inicio o terceiro ciclo de HyperCVAD e se correr tudo dentro da normalidade, a previsão é de ficar 17 dias internado assim como os ciclos anteriores.

Um abraço pessoal.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

A espera de um leito!!!

Hoje (05/05/2009), pela primeira vez me vejo na situação de aguardar um leito. Desde o inicio do tratamento tive bastante sorte de sempre conseguir retornar para dar prosseguimento ao tratamento no prazo estabelecido.

Isso reforça e comprova algo que já é bastante antigo no Brasil, a super lotação e precariedade de nossa saúde. A falta de investimentos para ampliação e também prevenção de varias doenças seriam medidas que ajudariam a controlar essa verdadeira calamidade.

Meus ciclos quimioterápicos tem uma certa margem de tempo para que, em um caso como este, de não conseguir internar no prazo estabelecido, o tratamento não seja de forma alguma prejudicado.

Desde que recebi alta desse segundo ciclo de quimioterapia com HyperCVAD, não tive nenhum efeito colateral, e desta forma acredito que o restante do tratamento transcorrerá de maneira tranqüila.

Estou novamente de baterias borbulhando de energia e ansioso para iniciar o terceiro ciclo, para logo expulsar esse alien instalado de maneira indevida no meu peito, hehehehehehe.

Segue abaixo minha definição particular do Bichinho.hehehehehehe

Larga do meu pé

Individuo

Não

Familiar

Originador

Malvado de

Anomalias no meu corpo

Feito o carreto galera. :-)

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Liberdade, liberdade!!!

Nada mais revigorante que aproveitar uma bela tarde de sol, como algo tão simples pode proporcionar tanto bem estar? Eu mesmo respondo, isso se dá pelo fato de querer viver intensamente cada segundo, de curtir cada raio de luz que ilumina nosso rosto, querendo que este momento não acabe.

Pois bem, mas voltando um pouco a realidade, tive uma semana bastante produtiva, onde pude alem de contar com a companhia de amigos, ainda resolver diversas pendências antes de novamente me direcionar ao terceiro confinamento.

Esta próxima internação terá um fator especial, pois é quando irei fazer os exames de imagem para definir juntamente com a equipe medica o seguimento do tratamento, ou seja, mais precisamente o numero de sessões as quais ainda serei submetido. Tenho comigo um grande sentimento de otimismo e esperança que o diagnostico inicial de quatro sessões se confirme e em junho eu esteja finalizando meu tratamento.

Seguindo o meu principal objetivo com este blog, estou disponibilizando uma reportagem sobre a febre amarela em pacientes que se encontram, assim como eu em tratamento quimioterápico.

Reportagem

Um abraço pessoal.